ESTUDO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA E SUAS REPRESENTAÇÕES NA ESCOLA
Abstract
O objetivo é analisar como se formam as representações dos sujeitos e as
implicações dessas na Educação e na emancipação social dos indivíduos através
do PBF, para isso procuremos compreender e refletir sobre as representações
dadas ao PBF na EMEF “P” com o intento de verificar se os alunos beneficiários
do PBF são beneficiados nos aspectos cognitivos e social e também percebe
como são formadas tais representações por parte dos sujeitos pesquisados.
Levando em consideração que o foco da pesquisa é um estudo sobre o Programa
Bolsa Família, as representações que uma comunidade escolar fazem dele e as
implicações dessas na educação. Buscamos dialogar com estudiosos que
desenvolveram pesquisas no campo de políticas públicas para entendermos as
reverberações com a educação, de forma que essas possam contribuir com nossa
proposta de investigação. Por ser lócus da pesquisa a EMEF Padre Gabriel
optamos por desenvolver a caracterização da mesma junto à metodologia de
pesquisa qualitativa do tipo participante e como principal instrumento de coleta de
dados o grupo focal que é possível identificarem tendências sem expor os
participantes mesmo diante de uma relação de confidencialidade. Outros recursos
metodológicos que utilizamos para compreender os processos da inclusão no
município de Serra foram uma pesquisa bibliográfica e entrevistas como recursos
de coletas de dados com professores e pais de alunos cadastrados no Programa
Bolsa Família. Concluímos afirmando que após este ESTUDO o problema
detectado obteve resposta a contento, pois se percebeu que o Programa Bolsa
Família é uma esperança de melhorias na educação e na diminuição da pobreza
local, oportunizando que a comunidade se desenvolva e melhore em aspectos
como: educação, saúde, busca pelos direitos, cumprimento dos deveres.