Mostrar registro simples

dc.contributor.authorROSEMBERG, CAROLINA
dc.date.accessioned2021-09-01T20:31:26Z
dc.date.available2021-09-01T20:31:26Z
dc.date.issued2018-09-01
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/918
dc.description.abstractO estudo teve como objeto a utilização do artesanato produzido na Aldeia de Caieiras Velha de Aracruz-ES pela etnia Tupinikim como ponto de partida para o ensino da geometria do currículo legal assegurado na disciplina de Matemática da escola municipal do ensino fundamental indígena. Esse trabalho se justifica, devido a obrigatoriedade da temática “Cultura e História Indígena” no currículo escolar, existindo um número reduzido de dissertações em Educação Matemática que discute a questão do uso do artesanato para o ensino de geometria nos anos finais do Ensino Fundamental para alunos indígenas. Foi investigado como os saberes tradicionais de geometria produzidos no artesanato da Aldeia Indígena Caieiras Velha - Aracruz são utilizados no ensino e aprendizagem dos conteúdos de ensino de geometria no ensino fundamental II da escola desta comunidade indígena. Em relação aos procedimentos metodológicos o estudo enquadra-se pesquisa qualitativa, tendo em vista o interesse em conhecer a comunidade e sua realidade. Coletamos dados por meio de entrevistas parcialmente estruturadas, utilizando questionários com questões abertas, aplicados aos segmentos da comunidade escolar; estudo e leitura dos documentos legais; observação e diálogo com profissionais da educação, membros da Aldeia, bem como, a realização de aulas práticas de matemática, utilizando o artesanato indígena para o ensino da geometria, nos anos finais do Ensino Fundamental. O resultado aponta que a professora contextualiza sociocultural entre a geometria da educação indígena com a geometria do currículo legal, e o ensino promoveu aprendizagem significativa e contemplou as recomendações legais desta modalidade de ensino.pt_BR
dc.subjectEducação escolar indígena; matemática; geometria; alunos; professorapt_BR
dc.titleARTESANATO TUPINIKIM E ENSINO DE GEOMETRIA: UMA EXPERIÊNCIA NUMA ESCOLA DA ALDEIA CAIEIRAS VELHA EM ARACRUZ-ESpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples