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ARTESANATO TUPINIKIM E ENSINO DE GEOMETRIA: UMA EXPERIÊNCIA NUMA ESCOLA DA ALDEIA CAIEIRAS VELHA EM ARACRUZ-ES

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Dissertação de Mestrado (819.5Kb)
Date
2018-09-01
Author
ROSEMBERG, CAROLINA
Metadata
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Abstract
O estudo teve como objeto a utilização do artesanato produzido na Aldeia de Caieiras Velha de Aracruz-ES pela etnia Tupinikim como ponto de partida para o ensino da geometria do currículo legal assegurado na disciplina de Matemática da escola municipal do ensino fundamental indígena. Esse trabalho se justifica, devido a obrigatoriedade da temática “Cultura e História Indígena” no currículo escolar, existindo um número reduzido de dissertações em Educação Matemática que discute a questão do uso do artesanato para o ensino de geometria nos anos finais do Ensino Fundamental para alunos indígenas. Foi investigado como os saberes tradicionais de geometria produzidos no artesanato da Aldeia Indígena Caieiras Velha - Aracruz são utilizados no ensino e aprendizagem dos conteúdos de ensino de geometria no ensino fundamental II da escola desta comunidade indígena. Em relação aos procedimentos metodológicos o estudo enquadra-se pesquisa qualitativa, tendo em vista o interesse em conhecer a comunidade e sua realidade. Coletamos dados por meio de entrevistas parcialmente estruturadas, utilizando questionários com questões abertas, aplicados aos segmentos da comunidade escolar; estudo e leitura dos documentos legais; observação e diálogo com profissionais da educação, membros da Aldeia, bem como, a realização de aulas práticas de matemática, utilizando o artesanato indígena para o ensino da geometria, nos anos finais do Ensino Fundamental. O resultado aponta que a professora contextualiza sociocultural entre a geometria da educação indígena com a geometria do currículo legal, e o ensino promoveu aprendizagem significativa e contemplou as recomendações legais desta modalidade de ensino.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/918
Collections
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

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