ARTESANATO TUPINIKIM E ENSINO DE GEOMETRIA: UMA EXPERIÊNCIA NUMA ESCOLA DA ALDEIA CAIEIRAS VELHA EM ARACRUZ-ES
Abstract
O estudo teve como objeto a utilização do artesanato produzido na Aldeia de
Caieiras Velha de Aracruz-ES pela etnia Tupinikim como ponto de partida para o
ensino da geometria do currículo legal assegurado na disciplina de Matemática da
escola municipal do ensino fundamental indígena. Esse trabalho se justifica, devido
a obrigatoriedade da temática “Cultura e História Indígena” no currículo escolar,
existindo um número reduzido de dissertações em Educação Matemática que
discute a questão do uso do artesanato para o ensino de geometria nos anos finais
do Ensino Fundamental para alunos indígenas. Foi investigado como os saberes
tradicionais de geometria produzidos no artesanato da Aldeia Indígena Caieiras
Velha - Aracruz são utilizados no ensino e aprendizagem dos conteúdos de ensino
de geometria no ensino fundamental II da escola desta comunidade indígena. Em
relação aos procedimentos metodológicos o estudo enquadra-se pesquisa
qualitativa, tendo em vista o interesse em conhecer a comunidade e sua realidade.
Coletamos dados por meio de entrevistas parcialmente estruturadas, utilizando
questionários com questões abertas, aplicados aos segmentos da comunidade
escolar; estudo e leitura dos documentos legais; observação e diálogo com
profissionais da educação, membros da Aldeia, bem como, a realização de aulas
práticas de matemática, utilizando o artesanato indígena para o ensino da
geometria, nos anos finais do Ensino Fundamental. O resultado aponta que a
professora contextualiza sociocultural entre a geometria da educação indígena com
a geometria do currículo legal, e o ensino promoveu aprendizagem significativa e
contemplou as recomendações legais desta modalidade de ensino.