• English
    • español
    • português (Brasil)
  • English 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
View Item 
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional
  • View Item
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

ESTUDO DE CASO DE UMA ALUNA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL MODERADA E O PROCESSO INCLUSIVO NA REDE REGULAR DE ENSINO

Thumbnail
View/Open
Dissertação de Mestrado (6.180Mb)
Date
2016-04-01
Author
CANTÃO, ADRIANA
Metadata
Show full item record
Abstract
Essa dissertação de mestrado teve como foco de investigação o processo de inclusão na rede pública de ensino de uma aluna de 15 anos com Deficiência Intelectual Moderada (DIM), que estuda em uma escola regular do município de São Mateus/ ES A problemática que norteou a investigação foi: mesmo com as limitações, como assegurar a aprendizagem de uma aluna com DIM, tendo em vista, as propostas do Referencial Curricular Nacional prescrito pelo Ministério da Educação? O objetivo do trabalho foi investigar os participantes durante o ano letivo de 2013, e assim, analisar como ocorreu o processo de inclusão da aluna objeto da pesquisa. Como procedimento metodológico a pesquisa enquadrou-se dentro do método qualitativo e quantitativo em relação ao tipo de pesquisa, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental para fundamentar o estudo de caso, como técnica de coleta de dados recorreu-se ao uso da observação dos participantes durante as aulas, e realizou-se as entrevistas com a aplicação de questionários abertos. Os resultados demostraram que as construções dos conhecimentos curriculares propostos das disciplinas de base nacional comum foram atingidas dentro das limitações cognitivas da aluna registrados nos relatórios trimestrais. Conclui-se que o uso da teoria sociointeracionista, as adaptações curriculares para o currículo inclusivo, as estratégias de ensino e aprendizagem adequadas a aluna e a participação efetivas dos professores e da família foram os aspectos principais para efetivar a aprendizagem significativa desta aluna.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/915
Collections
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional [230]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback

 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

Login

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback