Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCANTÃO, ADRIANA
dc.date.accessioned2021-09-01T20:22:53Z
dc.date.available2021-09-01T20:22:53Z
dc.date.issued2016-04-01
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/915
dc.description.abstractEssa dissertação de mestrado teve como foco de investigação o processo de inclusão na rede pública de ensino de uma aluna de 15 anos com Deficiência Intelectual Moderada (DIM), que estuda em uma escola regular do município de São Mateus/ ES A problemática que norteou a investigação foi: mesmo com as limitações, como assegurar a aprendizagem de uma aluna com DIM, tendo em vista, as propostas do Referencial Curricular Nacional prescrito pelo Ministério da Educação? O objetivo do trabalho foi investigar os participantes durante o ano letivo de 2013, e assim, analisar como ocorreu o processo de inclusão da aluna objeto da pesquisa. Como procedimento metodológico a pesquisa enquadrou-se dentro do método qualitativo e quantitativo em relação ao tipo de pesquisa, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental para fundamentar o estudo de caso, como técnica de coleta de dados recorreu-se ao uso da observação dos participantes durante as aulas, e realizou-se as entrevistas com a aplicação de questionários abertos. Os resultados demostraram que as construções dos conhecimentos curriculares propostos das disciplinas de base nacional comum foram atingidas dentro das limitações cognitivas da aluna registrados nos relatórios trimestrais. Conclui-se que o uso da teoria sociointeracionista, as adaptações curriculares para o currículo inclusivo, as estratégias de ensino e aprendizagem adequadas a aluna e a participação efetivas dos professores e da família foram os aspectos principais para efetivar a aprendizagem significativa desta aluna.pt_BR
dc.subjectInclusão. Teoria Sociointeracionista. Aprendizagem.pt_BR
dc.titleESTUDO DE CASO DE UMA ALUNA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL MODERADA E O PROCESSO INCLUSIVO NA REDE REGULAR DE ENSINOpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples