A INCLUSÃO DIGITAL NAS SÉRIES INICIAIS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO ENSINO FUNDAMENTAL-VILA VELHA/ES
Abstract
A inclusão digital das pessoas é uma necessidade social, política e cultural do
momento em que vivemos, já que estamos em meio a uma sociedade cada vez mais
informatizada. Sendo assim, nem todas as pessoas tem tido acesso às estas novas
tecnologias, os professores desenvolvem ações relevantes, pois cabe a eles formar
sujeitos conscientes e mediar a construção do conhecimento. A presente dissertação
está fundamentada na importância de haver inclusão digital para esses indivíduos da
Educação de Jovens e Adultos – EJA , e quais as contribuições que as Tecnologias
de Informação e Conhecimento – TICs podem auxiliar no desempenho dos
discentes, na percepção dos educadores com relação às políticas educacionais no
município de Vila Velha-ES. Assim, este estudo tem como objetivo geral analisar as
práticas utilizadas pelos professores das séries iniciais no processo de interação
entre a inclusão digital e o ensino da EJA, em escolas de Ensino Fundamental da
rede municipal. Por meio de uma abordagem qualitativa e exploratória a coleta de
dados foi realizada por meio da aplicação de questionários estruturados com
professores da EJA, durante o período de novembro a dezembro de 2017. Os
resultados evidenciam que Secretaria de Educação está empenhada a atender o
sugerido nos Parâmetros Curriculares Nacionais de forma efetiva e contínua, e que
os professores da EJA percebem a inclusão digital como um meio facilitador de
acesso às ferramentas Tecnológicas de Informação e Comunicação e de inserção
dos jovens e adultos na Era Digital. E ainda como que essas tecnologias têm sido
utilizadas na prática pedagógica. O estudo revela que mesmo sendo uma tarefa
complexa, as atividades inerentes a esse assunto acontecem de acordo com os
Projetos Políticos Pedagógicos das escolas e por iniciativa dos professores. Conclui se que a Secretaria de Educação, escolas pesquisadas e professores estão
empenhados em atenderem de forma efetiva a Inclusão Digital, necessária no atual
contexto.