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dc.contributor.authorRABBI, VANESSA
dc.date.accessioned2021-09-01T19:56:46Z
dc.date.available2021-09-01T19:56:46Z
dc.date.issued2018-05-11
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/914
dc.description.abstractA inclusão digital das pessoas é uma necessidade social, política e cultural do momento em que vivemos, já que estamos em meio a uma sociedade cada vez mais informatizada. Sendo assim, nem todas as pessoas tem tido acesso às estas novas tecnologias, os professores desenvolvem ações relevantes, pois cabe a eles formar sujeitos conscientes e mediar a construção do conhecimento. A presente dissertação está fundamentada na importância de haver inclusão digital para esses indivíduos da Educação de Jovens e Adultos – EJA , e quais as contribuições que as Tecnologias de Informação e Conhecimento – TICs podem auxiliar no desempenho dos discentes, na percepção dos educadores com relação às políticas educacionais no município de Vila Velha-ES. Assim, este estudo tem como objetivo geral analisar as práticas utilizadas pelos professores das séries iniciais no processo de interação entre a inclusão digital e o ensino da EJA, em escolas de Ensino Fundamental da rede municipal. Por meio de uma abordagem qualitativa e exploratória a coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de questionários estruturados com professores da EJA, durante o período de novembro a dezembro de 2017. Os resultados evidenciam que Secretaria de Educação está empenhada a atender o sugerido nos Parâmetros Curriculares Nacionais de forma efetiva e contínua, e que os professores da EJA percebem a inclusão digital como um meio facilitador de acesso às ferramentas Tecnológicas de Informação e Comunicação e de inserção dos jovens e adultos na Era Digital. E ainda como que essas tecnologias têm sido utilizadas na prática pedagógica. O estudo revela que mesmo sendo uma tarefa complexa, as atividades inerentes a esse assunto acontecem de acordo com os Projetos Políticos Pedagógicos das escolas e por iniciativa dos professores. Conclui se que a Secretaria de Educação, escolas pesquisadas e professores estão empenhados em atenderem de forma efetiva a Inclusão Digital, necessária no atual contexto.pt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos. Inclusão Digital. Legislação.pt_BR
dc.titleA INCLUSÃO DIGITAL NAS SÉRIES INICIAIS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO ENSINO FUNDAMENTAL-VILA VELHA/ESpt_BR


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