• English
    • español
    • português (Brasil)
  • português (Brasil) 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

ENSINANDO FRAÇÕES COM JOGOS VIRTUAIS E LÚDICOS: UM ESTUDO DE CASO NO 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação de Mestrado (1.990Mb)
Data
2018-11-22
Autor
SOUZA, SILAS
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
É preciso se pensar em métodos pedagógicos que motivem os alunos na aprendizagem matemática. Diante da percepção de que os alunos encontram nos jogos uma forma de estímulo, onde por meio deles desenvolve a capacidade de investigação, raciocínio lógico e habilidades, foi encontrado no jogo uma alternativa pedagógica para explorá-lo e estudá-lo em sala de aula. Portanto através da pesquisa o objetivo geral foi contribuir com o uso dos jogos como ferramenta facilitadora no processo de ensino-aprendizagem dos anos iniciais do ensino fundamental. O intuito foi investigar as contribuições do uso dos jogos virtuais e lúdicos no processo de ensino-aprendizagem de matemática em duas turmas de 5° ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Vitória. A pesquisa teve característica qualitativa e aborda um estudo de caso segundo modelo metodológico de Lima (2018). Para coletas de dados foi utilizado diário de campo, observação participante, e entrevistas. Pretendemos com esse estudo estimular o uso dos jogos virtuais e lúdicos nas aulas de matemática, para isso foi elaborada uma sequência didática para ofertar uma alternativa para os professores. Ao final da investigação observou-se que a prática utilizando alternativas metodológicas para o ensino de conteúdos de matemática motiva os discentes e fica perceptível a interação dos estudantes com a aprendizagem matemática. Com a utilização dos jogos em sala de aula percebeu-se vários aspectos positivos como interação, atenção, participação e melhora na aprendizagem. Ao final foi elaborada uma cartilha como sugestão do uso de jogos virtuais e lúdicos no ensino de frações
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/910
Collections
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Entre em contato | Deixe sua opinião

 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

Entrar

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Entre em contato | Deixe sua opinião