Show simple item record

dc.contributor.authorSOUZA, SILAS
dc.date.accessioned2021-09-01T19:47:34Z
dc.date.available2021-09-01T19:47:34Z
dc.date.issued2018-11-22
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/910
dc.description.abstractÉ preciso se pensar em métodos pedagógicos que motivem os alunos na aprendizagem matemática. Diante da percepção de que os alunos encontram nos jogos uma forma de estímulo, onde por meio deles desenvolve a capacidade de investigação, raciocínio lógico e habilidades, foi encontrado no jogo uma alternativa pedagógica para explorá-lo e estudá-lo em sala de aula. Portanto através da pesquisa o objetivo geral foi contribuir com o uso dos jogos como ferramenta facilitadora no processo de ensino-aprendizagem dos anos iniciais do ensino fundamental. O intuito foi investigar as contribuições do uso dos jogos virtuais e lúdicos no processo de ensino-aprendizagem de matemática em duas turmas de 5° ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Vitória. A pesquisa teve característica qualitativa e aborda um estudo de caso segundo modelo metodológico de Lima (2018). Para coletas de dados foi utilizado diário de campo, observação participante, e entrevistas. Pretendemos com esse estudo estimular o uso dos jogos virtuais e lúdicos nas aulas de matemática, para isso foi elaborada uma sequência didática para ofertar uma alternativa para os professores. Ao final da investigação observou-se que a prática utilizando alternativas metodológicas para o ensino de conteúdos de matemática motiva os discentes e fica perceptível a interação dos estudantes com a aprendizagem matemática. Com a utilização dos jogos em sala de aula percebeu-se vários aspectos positivos como interação, atenção, participação e melhora na aprendizagem. Ao final foi elaborada uma cartilha como sugestão do uso de jogos virtuais e lúdicos no ensino de fraçõespt_BR
dc.subjectmatemática; informática; educaçãopt_BR
dc.titleENSINANDO FRAÇÕES COM JOGOS VIRTUAIS E LÚDICOS: UM ESTUDO DE CASO NO 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record