dc.description.abstract | É preciso se pensar em métodos pedagógicos que motivem os alunos na
aprendizagem matemática. Diante da percepção de que os alunos encontram nos
jogos uma forma de estímulo, onde por meio deles desenvolve a capacidade de
investigação, raciocínio lógico e habilidades, foi encontrado no jogo uma alternativa
pedagógica para explorá-lo e estudá-lo em sala de aula. Portanto através da
pesquisa o objetivo geral foi contribuir com o uso dos jogos como ferramenta
facilitadora no processo de ensino-aprendizagem dos anos iniciais do ensino
fundamental. O intuito foi investigar as contribuições do uso dos jogos virtuais e
lúdicos no processo de ensino-aprendizagem de matemática em duas turmas de 5°
ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Vitória. A
pesquisa teve característica qualitativa e aborda um estudo de caso segundo
modelo metodológico de Lima (2018). Para coletas de dados foi utilizado diário de
campo, observação participante, e entrevistas. Pretendemos com esse estudo
estimular o uso dos jogos virtuais e lúdicos nas aulas de matemática, para isso foi
elaborada uma sequência didática para ofertar uma alternativa para os professores.
Ao final da investigação observou-se que a prática utilizando alternativas
metodológicas para o ensino de conteúdos de matemática motiva os discentes e fica
perceptível a interação dos estudantes com a aprendizagem matemática. Com a
utilização dos jogos em sala de aula percebeu-se vários aspectos positivos como
interação, atenção, participação e melhora na aprendizagem. Ao final foi elaborada
uma cartilha como sugestão do uso de jogos virtuais e lúdicos no ensino de frações | pt_BR |