A GESTÃO DEMOCRÁTICA E OS DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE NOS CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL MUNICIPAIS DE SÃO MATEUS-ES
Abstract
O tema desta dissertação é “A Gestão democrática e os desafios para a formação
docente nos Centros de Educação Infantil”. A parceira do Governo Federal com o
Município de São Mateus gerou ações do Programa Proinfância, as quais contemplam
os Centros de Educação Municipal “A”, “B” e “C”. Os três, fazendo parte deste
Programa, recebem investimentos específicos do Ministério da Educação, que trazem
benefícios e melhorias significativas para a Educação Infantil. Desse modo, surge o
seguinte problema: De que forma a gestão nos CEIM’s de São Mateus-ES, podem
contribuir para a formação docente? Neste aspecto, se torna fundamental identificar o
aporte teórico que orienta as práticas de gestão nas escolas infantis e o
entrelaçamento deste com a prática cotidiana, seus investimentos e suas demandas,
bem como, os desafios que se delineiam. O objetivo geral deste estudo é: investigar
as possibilidades da gestão democrática contribuir para a formação docente dos
CEIM’s no município de São Mateus, ES. Essa essência é tão presente na discussão,
que remete à ideia de que todo aquele participante de um grupo social, de uma
sociedade, ou de uma instituição de ensino, em algum momento, necessita de regras
instituídas ou uma estrutura politicamente organizada, para que o objetivo educacional
seja alcançado. Desta forma, conclui-se a importância não só do discernimento, mas
da construção, de certa forma coletiva, de um modelo de gestão democrática voltado
a atingir as finalidades de uma instituição escolar.