Show simple item record

dc.contributor.authorMACHADO, SANDRA
dc.date.accessioned2021-09-01T19:39:07Z
dc.date.available2021-09-01T19:39:07Z
dc.date.issued2018-11-22
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/908
dc.description.abstractO tema desta dissertação é “A Gestão democrática e os desafios para a formação docente nos Centros de Educação Infantil”. A parceira do Governo Federal com o Município de São Mateus gerou ações do Programa Proinfância, as quais contemplam os Centros de Educação Municipal “A”, “B” e “C”. Os três, fazendo parte deste Programa, recebem investimentos específicos do Ministério da Educação, que trazem benefícios e melhorias significativas para a Educação Infantil. Desse modo, surge o seguinte problema: De que forma a gestão nos CEIM’s de São Mateus-ES, podem contribuir para a formação docente? Neste aspecto, se torna fundamental identificar o aporte teórico que orienta as práticas de gestão nas escolas infantis e o entrelaçamento deste com a prática cotidiana, seus investimentos e suas demandas, bem como, os desafios que se delineiam. O objetivo geral deste estudo é: investigar as possibilidades da gestão democrática contribuir para a formação docente dos CEIM’s no município de São Mateus, ES. Essa essência é tão presente na discussão, que remete à ideia de que todo aquele participante de um grupo social, de uma sociedade, ou de uma instituição de ensino, em algum momento, necessita de regras instituídas ou uma estrutura politicamente organizada, para que o objetivo educacional seja alcançado. Desta forma, conclui-se a importância não só do discernimento, mas da construção, de certa forma coletiva, de um modelo de gestão democrática voltado a atingir as finalidades de uma instituição escolar.pt_BR
dc.subjectGestão democrática. Educação Infantil. Formação docente.pt_BR
dc.titleA GESTÃO DEMOCRÁTICA E OS DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE NOS CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL MUNICIPAIS DE SÃO MATEUS-ESpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record