• English
    • español
    • português (Brasil)
  • English 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
View Item 
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • View Item
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

RELAÇÃO ESCOLA – FAMÍLIA: PARTICIPAÇÃO E ATENDIMENTO NUMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM ARACRUZ/ES

Thumbnail
View/Open
Dissertação de Mestrado (746.9Kb)
Date
2018-06-12
Author
CUZZUOL, ROSANETE
Metadata
Show full item record
Abstract
A presente pesquisa aborda a relação escola – família, o atendimento oferecido pela comunidade escolar aos pais e/ou responsáveis pelos alunos e a participação da mesma nos eventos. É indispensável essa interação para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem dos alunos. No decorrer da pesquisa identificamos as razões/motivos das famílias dos alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola de Aracruz/ES a não participarem das ações propostas pela escola de seus filhos. Detectamos que o principal motivo é a falta de tempo e incompatibilidade dos horários de trabalho dos pais e os em que as ações/eventos são ofertadas. O Referencial Teórico foi embasado em autores que possibilitaram a compreensão de conceitos que nortearam a escrita. Para que os objetivos fossem alcançados, lançamos mão de instrumentos metodológicos como a pesquisa bibliográfica e pesquisa exploratória com resultados apresentados por meio de gráficos. Embora a escola cumpra o seu papel, ainda há muito o que fazer para que essa aproximação seja efetiva. Lançamos mão de entrevistas com gestores, professores e algumas famílias para a busca de uma melhor solução no quesito atendimento de qualidade às famílias e sua melhor participação. Para viabilizar a relação família escola, esta dissertação é uma contribuição para que a escola avance em sua relação, criando espaços de comunicação mais eficazes a fim de melhorar a participação das famílias e essas se sentirem parte integrante da escola.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/906
Collections
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback

 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

Login

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback