Show simple item record

dc.contributor.authorCUZZUOL, ROSANETE
dc.date.accessioned2021-09-01T19:30:43Z
dc.date.available2021-09-01T19:30:43Z
dc.date.issued2018-06-12
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/906
dc.description.abstractA presente pesquisa aborda a relação escola – família, o atendimento oferecido pela comunidade escolar aos pais e/ou responsáveis pelos alunos e a participação da mesma nos eventos. É indispensável essa interação para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem dos alunos. No decorrer da pesquisa identificamos as razões/motivos das famílias dos alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola de Aracruz/ES a não participarem das ações propostas pela escola de seus filhos. Detectamos que o principal motivo é a falta de tempo e incompatibilidade dos horários de trabalho dos pais e os em que as ações/eventos são ofertadas. O Referencial Teórico foi embasado em autores que possibilitaram a compreensão de conceitos que nortearam a escrita. Para que os objetivos fossem alcançados, lançamos mão de instrumentos metodológicos como a pesquisa bibliográfica e pesquisa exploratória com resultados apresentados por meio de gráficos. Embora a escola cumpra o seu papel, ainda há muito o que fazer para que essa aproximação seja efetiva. Lançamos mão de entrevistas com gestores, professores e algumas famílias para a busca de uma melhor solução no quesito atendimento de qualidade às famílias e sua melhor participação. Para viabilizar a relação família escola, esta dissertação é uma contribuição para que a escola avance em sua relação, criando espaços de comunicação mais eficazes a fim de melhorar a participação das famílias e essas se sentirem parte integrante da escola.pt_BR
dc.subjectEducação. Relação família-escola. Participação efetiva. Atendimento de qualidade.pt_BR
dc.titleRELAÇÃO ESCOLA – FAMÍLIA: PARTICIPAÇÃO E ATENDIMENTO NUMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM ARACRUZ/ESpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record