Mostrar el registro sencillo del ítem
A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO FUNDAMENTAL
dc.contributor.author | FARIA, MARIA | |
dc.date.accessioned | 2021-09-01T19:11:07Z | |
dc.date.available | 2021-09-01T19:11:07Z | |
dc.date.issued | 2018-11-22 | |
dc.identifier.other | Dissertação de mestrado | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/902 | |
dc.description.abstract | O objetivo desse trabalho foi investigar sobre a participação da família no processo de alfabetização, em duas turmas do 2º ano, as quais trabalho os dois anos consecutivos 2017 e 2018, uma com 16 alunos e outra com 17 alunos, nos turnos matutino e vespertino respectivamente da EMEF “Caminho da Luz” (nome fictício). Nesse contexto, foi investigado o quanto as famílias se preocupam e participam das atividades escolares dos seus filhos e abordado a importância da parceria entre escola e família em prol de um ensino de qualidade. No percurso metodológico da pesquisa, foi feito um questionário para os pais e/ou responsáveis, indagando sobre a importância dada ao processo de alfabetização, como acontece, sua colaboração e se considera importante essa parceria. Também foi aplicado um questionário para os professores das áreas específicas que trabalham com essas turmas para verificar o envolvimento que a família tem em sua disciplina, enfim, se há ou não a participação da família. Com o desejo de estreitar os laços entre família e escola, foram realizadas neste período, algumas atividades envolvendo a participação das famílias, como 02 palestras, a 1ª com uma Psicopedagoga e a 2ª na área da Psicologia. Foi realizado 02 oficinas, uma com produção de sabão e a outra com desossar e rechear frango. Também houve contação de histórias com pais e alunos. Essa pesquisa tornou-se um trabalho intenso, mas muito prazeroso, que envolveu tempo e um resultado satisfatório. Percebe-se a necessidade de investir mais em momentos que levem as famílias a refletirem sobre suas ações na vida estudantil do filho. Essa parceria, já discutida por muitos autores, deve ser sempre atualizada e vivenciada para que se tenha um ensino e aprendizagem que sonhamos. | pt_BR |
dc.subject | Família. Alfabetização. Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |