• English
    • español
    • português (Brasil)
  • español 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Thumbnail
Ver/
Dissertação de Mestrado (1.811Mb)
Fecha
2018-11-22
Autor
FARIA, MARIA
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
O objetivo desse trabalho foi investigar sobre a participação da família no processo de alfabetização, em duas turmas do 2º ano, as quais trabalho os dois anos consecutivos 2017 e 2018, uma com 16 alunos e outra com 17 alunos, nos turnos matutino e vespertino respectivamente da EMEF “Caminho da Luz” (nome fictício). Nesse contexto, foi investigado o quanto as famílias se preocupam e participam das atividades escolares dos seus filhos e abordado a importância da parceria entre escola e família em prol de um ensino de qualidade. No percurso metodológico da pesquisa, foi feito um questionário para os pais e/ou responsáveis, indagando sobre a importância dada ao processo de alfabetização, como acontece, sua colaboração e se considera importante essa parceria. Também foi aplicado um questionário para os professores das áreas específicas que trabalham com essas turmas para verificar o envolvimento que a família tem em sua disciplina, enfim, se há ou não a participação da família. Com o desejo de estreitar os laços entre família e escola, foram realizadas neste período, algumas atividades envolvendo a participação das famílias, como 02 palestras, a 1ª com uma Psicopedagoga e a 2ª na área da Psicologia. Foi realizado 02 oficinas, uma com produção de sabão e a outra com desossar e rechear frango. Também houve contação de histórias com pais e alunos. Essa pesquisa tornou-se um trabalho intenso, mas muito prazeroso, que envolveu tempo e um resultado satisfatório. Percebe-se a necessidade de investir mais em momentos que levem as famílias a refletirem sobre suas ações na vida estudantil do filho. Essa parceria, já discutida por muitos autores, deve ser sempre atualizada e vivenciada para que se tenha um ensino e aprendizagem que sonhamos.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/902
Colecciones
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contacto | Sugerencias

 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

Acceder

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contacto | Sugerencias