A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumen
O objetivo desse trabalho foi investigar sobre a participação da família no processo
de alfabetização, em duas turmas do 2º ano, as quais trabalho os dois anos
consecutivos 2017 e 2018, uma com 16 alunos e outra com 17 alunos, nos turnos
matutino e vespertino respectivamente da EMEF “Caminho da Luz” (nome fictício).
Nesse contexto, foi investigado o quanto as famílias se preocupam e participam das
atividades escolares dos seus filhos e abordado a importância da parceria entre
escola e família em prol de um ensino de qualidade. No percurso metodológico da
pesquisa, foi feito um questionário para os pais e/ou responsáveis, indagando sobre
a importância dada ao processo de alfabetização, como acontece, sua colaboração
e se considera importante essa parceria. Também foi aplicado um questionário para
os professores das áreas específicas que trabalham com essas turmas para verificar
o envolvimento que a família tem em sua disciplina, enfim, se há ou não a
participação da família. Com o desejo de estreitar os laços entre família e escola,
foram realizadas neste período, algumas atividades envolvendo a participação das
famílias, como 02 palestras, a 1ª com uma Psicopedagoga e a 2ª na área da
Psicologia. Foi realizado 02 oficinas, uma com produção de sabão e a outra com
desossar e rechear frango. Também houve contação de histórias com pais e alunos.
Essa pesquisa tornou-se um trabalho intenso, mas muito prazeroso, que envolveu
tempo e um resultado satisfatório. Percebe-se a necessidade de investir mais em
momentos que levem as famílias a refletirem sobre suas ações na vida estudantil do
filho. Essa parceria, já discutida por muitos autores, deve ser sempre atualizada e
vivenciada para que se tenha um ensino e aprendizagem que sonhamos.