Mostrar registro simples

dc.contributor.authorARANHA, ARANHA
dc.date.accessioned2021-09-01T19:04:29Z
dc.date.available2021-09-01T19:04:29Z
dc.date.issued2018-12-14
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/901
dc.description.abstractBusca questionar e problematizar o currículo da educação infantil no município de São Mateus, e de que maneira ele atende as especificidades da educação infantil em tempo integral em prol de uma educação significativa. Objetiva compreender as concepções que os profissionais da educação infantil têm sobre a necessidade/relevância de um currículo específico para a educação infantil em tempo integral. Para tanto, considera os aportes teóricos e legais acerca da caracterização da educação infantil, os conceitos de currículo, as vertentes da educação integral e da educação infantil em tempo integral. No campo metodológico, caracteriza-se como qualitativa e participante. Na análise dos dados, possibilita-nos perceber indicações importantes do que acontece nos espaços e tempos dos CEIMs pesquisados quanto a organização e estruturação curricular. Como principais resultados, foi possível verificar que não há dentro da proposta pedagógica existente da educação infantil, as especificidades para o tempo integral. Constatou-se também, o anseio pelos profissionais pesquisados, sobre a necessidade da efetivação de um currículo de atenda as particularidades da educação infantil em tempo integral o quanto antes. Acreditamos que essa pesquisa possa contribuir no sentido de provocar discussões e diálogos tão importantes e necessários para aos que nela estão inseridos e assim futuramente contribuir no processo de elaboração e complementação de um possível currículo que atenda o tempo integral.pt_BR
dc.subjectEducação Infantil, Educação Integral, Currículo.pt_BR
dc.titleA EDUCAÇÃO INFANTIL EM JORNADA DE TEMPO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE SÃO MATEUS-ES: O CURRÍCULO EM QUESTÃOpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples