A EDUCAÇÃO INFANTIL EM JORNADA DE TEMPO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE SÃO MATEUS-ES: O CURRÍCULO EM QUESTÃO
Resumo
Busca questionar e problematizar o currículo da educação infantil no município de São
Mateus, e de que maneira ele atende as especificidades da educação infantil em
tempo integral em prol de uma educação significativa. Objetiva compreender as
concepções que os profissionais da educação infantil têm sobre a
necessidade/relevância de um currículo específico para a educação infantil em tempo
integral. Para tanto, considera os aportes teóricos e legais acerca da caracterização
da educação infantil, os conceitos de currículo, as vertentes da educação integral e
da educação infantil em tempo integral. No campo metodológico, caracteriza-se como
qualitativa e participante. Na análise dos dados, possibilita-nos perceber indicações
importantes do que acontece nos espaços e tempos dos CEIMs pesquisados quanto
a organização e estruturação curricular. Como principais resultados, foi possível
verificar que não há dentro da proposta pedagógica existente da educação infantil, as
especificidades para o tempo integral. Constatou-se também, o anseio pelos
profissionais pesquisados, sobre a necessidade da efetivação de um currículo de
atenda as particularidades da educação infantil em tempo integral o quanto antes.
Acreditamos que essa pesquisa possa contribuir no sentido de provocar discussões e
diálogos tão importantes e necessários para aos que nela estão inseridos e assim
futuramente contribuir no processo de elaboração e complementação de um possível
currículo que atenda o tempo integral.