Mostrar el registro sencillo del ítem
A EDUCAÇÃO INFANTIL EM JORNADA DE TEMPO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE SÃO MATEUS-ES: O CURRÍCULO EM QUESTÃO
dc.contributor.author | ARANHA, ARANHA | |
dc.date.accessioned | 2021-09-01T19:04:29Z | |
dc.date.available | 2021-09-01T19:04:29Z | |
dc.date.issued | 2018-12-14 | |
dc.identifier.other | Dissertação de mestrado | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/901 | |
dc.description.abstract | Busca questionar e problematizar o currículo da educação infantil no município de São Mateus, e de que maneira ele atende as especificidades da educação infantil em tempo integral em prol de uma educação significativa. Objetiva compreender as concepções que os profissionais da educação infantil têm sobre a necessidade/relevância de um currículo específico para a educação infantil em tempo integral. Para tanto, considera os aportes teóricos e legais acerca da caracterização da educação infantil, os conceitos de currículo, as vertentes da educação integral e da educação infantil em tempo integral. No campo metodológico, caracteriza-se como qualitativa e participante. Na análise dos dados, possibilita-nos perceber indicações importantes do que acontece nos espaços e tempos dos CEIMs pesquisados quanto a organização e estruturação curricular. Como principais resultados, foi possível verificar que não há dentro da proposta pedagógica existente da educação infantil, as especificidades para o tempo integral. Constatou-se também, o anseio pelos profissionais pesquisados, sobre a necessidade da efetivação de um currículo de atenda as particularidades da educação infantil em tempo integral o quanto antes. Acreditamos que essa pesquisa possa contribuir no sentido de provocar discussões e diálogos tão importantes e necessários para aos que nela estão inseridos e assim futuramente contribuir no processo de elaboração e complementação de um possível currículo que atenda o tempo integral. | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil, Educação Integral, Currículo. | pt_BR |
dc.title | A EDUCAÇÃO INFANTIL EM JORNADA DE TEMPO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE SÃO MATEUS-ES: O CURRÍCULO EM QUESTÃO | pt_BR |