Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorAIOFFI, LUIZ CLAUDIO
dc.date.accessioned2021-09-01T18:59:47Z
dc.date.available2021-09-01T18:59:47Z
dc.date.issued2018-05-19
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/899
dc.description.abstractO objetivo deste estudo foi pesquisar se o uso do software educativo Geogebra como recurso metodológico para o ensino do conteúdo de geometria plana para alunos da 1ª série do ensino médio contribui positivamente com o aprendizado do conteúdo, e foi realizado em uma escola da rede pública estadual de Aracruz (ES). Os avanços científicos e tecnológicos disponibilizados nas escolas públicas desde a democratização do uso do computador e a implantação das salas de informática visam ao aumento na qualidade da Educação Básica. As Orientações Curriculares Nacionais para o ensino médio estabelecem que o professor na sua prática pedagógica assegure o ensino dos conteúdos curriculares de referência nacional comum por meio das ferramentas digitais específicas da área de Matemática de suas Tecnologias. Em relação aos procedimentos metodológicos à pesquisa enquadra-se dentro da abordagem qualitativa e a investigação está alinhada dentro dos procedimentos da pesquisa-ação. Os principais resultados coletados e analisados revelaram que os alunos obtiveram aprendizagem satisfatória do objeto de estudo mediante ao uso do software Geogebra. Verificou-se que o uso deste recurso metodológico promoveu maior interação entre professor-aluno conhecimento. Os sujeitos pesquisados apontaram que as dificuldades apresentadas na explanação deste conteúdo pelo professor da disciplina de matemática, através das aulas expositivas tendo como recurso o quadro e giz dificultou a compreensão das figuras geométricas, em contrapartida, com o uso do Geogebra, puderam identificar com precisão as formas geométricas e entender conceitos pela investigação. Conclui-se que a utilização das tecnologias digitais para o ensino de geometria plana pode propiciar maior interesse dos alunos para a aprendizagem e requer do professor desta ciência as competências e habilidades básicas das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), porque estes sujeitos são atores principais do processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos científicos escolares.pt_BR
dc.subjectTecnologias. Geogebra. Software. Alunos. Ensino Médio. Geometria planapt_BR
dc.titleO USO DO SOFTWARE GEOGEBRA COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NO ENSINO MÉDIOpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem