O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NO ENSINO MÉDIO
Abstract
O objetivo deste estudo foi pesquisar se o uso do software educativo Geogebra
como recurso metodológico para o ensino do conteúdo de geometria plana para
alunos da 1ª série do ensino médio contribui positivamente com o aprendizado do
conteúdo, e foi realizado em uma escola da rede pública estadual de Aracruz (ES).
Os avanços científicos e tecnológicos disponibilizados nas escolas públicas desde a
democratização do uso do computador e a implantação das salas de informática
visam ao aumento na qualidade da Educação Básica. As Orientações Curriculares
Nacionais para o ensino médio estabelecem que o professor na sua prática
pedagógica assegure o ensino dos conteúdos curriculares de referência nacional
comum por meio das ferramentas digitais específicas da área de Matemática de
suas Tecnologias. Em relação aos procedimentos metodológicos à pesquisa
enquadra-se dentro da abordagem qualitativa e a investigação está alinhada dentro
dos procedimentos da pesquisa-ação. Os principais resultados coletados e
analisados revelaram que os alunos obtiveram aprendizagem satisfatória do objeto
de estudo mediante ao uso do software Geogebra. Verificou-se que o uso deste
recurso metodológico promoveu maior interação entre professor-aluno conhecimento. Os sujeitos pesquisados apontaram que as dificuldades
apresentadas na explanação deste conteúdo pelo professor da disciplina de
matemática, através das aulas expositivas tendo como recurso o quadro e giz
dificultou a compreensão das figuras geométricas, em contrapartida, com o uso do
Geogebra, puderam identificar com precisão as formas geométricas e entender
conceitos pela investigação. Conclui-se que a utilização das tecnologias digitais para
o ensino de geometria plana pode propiciar maior interesse dos alunos para a
aprendizagem e requer do professor desta ciência as competências e habilidades
básicas das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), porque estes
sujeitos são atores principais do processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos
científicos escolares.