• English
    • español
    • português (Brasil)
  • español 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NO ENSINO MÉDIO

Thumbnail
Ver/
Dissertação de Mestrado (1.674Mb)
Fecha
2018-05-19
Autor
AIOFFI, LUIZ CLAUDIO
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
O objetivo deste estudo foi pesquisar se o uso do software educativo Geogebra como recurso metodológico para o ensino do conteúdo de geometria plana para alunos da 1ª série do ensino médio contribui positivamente com o aprendizado do conteúdo, e foi realizado em uma escola da rede pública estadual de Aracruz (ES). Os avanços científicos e tecnológicos disponibilizados nas escolas públicas desde a democratização do uso do computador e a implantação das salas de informática visam ao aumento na qualidade da Educação Básica. As Orientações Curriculares Nacionais para o ensino médio estabelecem que o professor na sua prática pedagógica assegure o ensino dos conteúdos curriculares de referência nacional comum por meio das ferramentas digitais específicas da área de Matemática de suas Tecnologias. Em relação aos procedimentos metodológicos à pesquisa enquadra-se dentro da abordagem qualitativa e a investigação está alinhada dentro dos procedimentos da pesquisa-ação. Os principais resultados coletados e analisados revelaram que os alunos obtiveram aprendizagem satisfatória do objeto de estudo mediante ao uso do software Geogebra. Verificou-se que o uso deste recurso metodológico promoveu maior interação entre professor-aluno conhecimento. Os sujeitos pesquisados apontaram que as dificuldades apresentadas na explanação deste conteúdo pelo professor da disciplina de matemática, através das aulas expositivas tendo como recurso o quadro e giz dificultou a compreensão das figuras geométricas, em contrapartida, com o uso do Geogebra, puderam identificar com precisão as formas geométricas e entender conceitos pela investigação. Conclui-se que a utilização das tecnologias digitais para o ensino de geometria plana pode propiciar maior interesse dos alunos para a aprendizagem e requer do professor desta ciência as competências e habilidades básicas das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), porque estes sujeitos são atores principais do processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos científicos escolares.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/899
Colecciones
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contacto | Sugerencias

 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

Acceder

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contacto | Sugerencias