O PROGRAMA JOGOS NA REDE VERSUS DESEMPENHO DOS ALUNOS DAS ESCOLAS ESTADUAIS DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO: RELAÇÃO ENTRE A PARTICIPAÇÃO E O FLUXO ESCOLAR
Abstract
O presente trabalho tem como objeto de estudo os Jogos Escolares da Rede Estadual
de Ensino, intitulado Jogos Na Rede, e sua relação com o fluxo escolar. Os Jogos Na
Rede foram criados pela Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo em
2008 visando ampliar a atratividade da escola de forma a influenciar positivamente o
fluxo escolar e a formação, sob uma perspectiva mais ampla contribuindo, assim, para
o trabalho em equipe, além da melhoria da cidadania e da disciplina. Com base nos
propósitos didático-pedagógicos da ação, o objetivo central desta pesquisa foi
investigar se a participação na ação Jogos Na Rede influencia na melhoria do fluxo
escolar dos alunos da Escola Estadual de Ensino Médio “Colégio Estadual”, localizada
no município de Vitória/ES. A pesquisa foi realizada por meio de levantamento de
dados oficiais tais como taxa de reprovação, de abandono e de aprovação, divulgados
em sites governamentais, mapeamento individual dos estudantes da escola escolhida
como lócus de pesquisa, e questionários online para averiguar as percepções dos
participantes da etapa final dos Jogos Na Rede. A partir da análise dos dados,
constatamos a progressão nos índices médios de aprovação e de abandono das
instituições participantes, e, algumas evidências sobre como o esporte, quando
utilizado como uma ferramenta pedagógica, com objetivos bem definidos e alinhados,
pode impactar na vida pessoal, social e acadêmica dos praticantes.