• English
    • español
    • português (Brasil)
  • español 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

O PROGRAMA JOGOS NA REDE VERSUS DESEMPENHO DOS ALUNOS DAS ESCOLAS ESTADUAIS DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO: RELAÇÃO ENTRE A PARTICIPAÇÃO E O FLUXO ESCOLAR

Thumbnail
Ver/
Dissertação de Mestrado (1.484Mb)
Fecha
2018-08-29
Autor
COSTA, LUDMILA
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
O presente trabalho tem como objeto de estudo os Jogos Escolares da Rede Estadual de Ensino, intitulado Jogos Na Rede, e sua relação com o fluxo escolar. Os Jogos Na Rede foram criados pela Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo em 2008 visando ampliar a atratividade da escola de forma a influenciar positivamente o fluxo escolar e a formação, sob uma perspectiva mais ampla contribuindo, assim, para o trabalho em equipe, além da melhoria da cidadania e da disciplina. Com base nos propósitos didático-pedagógicos da ação, o objetivo central desta pesquisa foi investigar se a participação na ação Jogos Na Rede influencia na melhoria do fluxo escolar dos alunos da Escola Estadual de Ensino Médio “Colégio Estadual”, localizada no município de Vitória/ES. A pesquisa foi realizada por meio de levantamento de dados oficiais tais como taxa de reprovação, de abandono e de aprovação, divulgados em sites governamentais, mapeamento individual dos estudantes da escola escolhida como lócus de pesquisa, e questionários online para averiguar as percepções dos participantes da etapa final dos Jogos Na Rede. A partir da análise dos dados, constatamos a progressão nos índices médios de aprovação e de abandono das instituições participantes, e, algumas evidências sobre como o esporte, quando utilizado como uma ferramenta pedagógica, com objetivos bem definidos e alinhados, pode impactar na vida pessoal, social e acadêmica dos praticantes.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/898
Colecciones
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contacto | Sugerencias

 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

Acceder

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contacto | Sugerencias