ALTURAS INACESSÍVEIS: UMA ANÁLISE HISTÓRICA EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA
Abstract
Mesmo com todo o avanço tecnológico e todas as diversas fontes de informações
disponibilizadas, o livro didático permanece como um importante recurso em sala de
aula, de fácil acesso para alunos e professores, sendo, assim, o mais usual. Isso tem
gerando um aumento significativo nas pesquisas sobre livros didáticos, cada uma com
sua peculiaridade. Nessa linha, e para contribuir com essa análise, esta pesquisa
pretende responder ao seguinte questionamento: Como os livros didáticos de
matemática têm abordado, ao longo da história, as deduções da altura de objetos,
cuja base é inacessível? Tem como objetivo geral discutir, historicamente, as
deduções da altura de objetos com bases inacessíveis, presentes nos livros didáticos
de Matemática e, nos objetivos específicos, apresentar o histórico do livro didático no
Brasil; discorrer sobre a trigonometria no triângulo retângulo; ilustrar a proposta da
pesquisa; apresentar as deduções propostas para o ensino da trigonometria; e
analisar as explicações, exemplos, atividades de livros didáticos desde 1929. Como
alicerce teórico, a pesquisa primou em apresentar a evolução histórica dos livros
didáticos e, em seguida, discutir o ensino da trigonometria no Brasil. A pesquisa é de
caráter documental, realizou análises em livros didáticos e buscou, insistentemente,
alcançar os objetivos propostos por meio das análises feitas nas explicações,
deduções, exemplos, exercícios e, inclusive, figuras. As análises evidenciaram que
nem sempre o conteúdo variações entre ângulos notáveis eram abordados nos livros
didáticos. Há uma defasagem de duas décadas, até o início da década de 50, quando,
finalmente, essa parte da trigonometria começou a constar nesses livros. As análises
apontam que os autores utilizam três métodos em suas obras: a lei geral, o sistema
de equações e as propriedades do triângulo. A pesquisa propõe possíveis deduções
para determinar a altura de objetos cuja distância até a base é inacessível, por meio
da variação de ângulos notáveis. Tais propostas tornam-se um material importante
para os professores de Matemática, que poderão utilizá-las para estimular no aluno a
aprendizagem desse conteúdo, bem como aproximá-lo de outras situações e/ou
padrões matemáticos com esse conteúdo e, assim, aumentar seu rendimento do
aluno, entre outros.