• English
    • español
    • português (Brasil)
  • español 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

ALTURAS INACESSÍVEIS: UMA ANÁLISE HISTÓRICA EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA

Thumbnail
Ver/
Dissertação de Mestrado (1.509Mb)
Fecha
2018-06-15
Autor
MARTINS, LEONARDO
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
Mesmo com todo o avanço tecnológico e todas as diversas fontes de informações disponibilizadas, o livro didático permanece como um importante recurso em sala de aula, de fácil acesso para alunos e professores, sendo, assim, o mais usual. Isso tem gerando um aumento significativo nas pesquisas sobre livros didáticos, cada uma com sua peculiaridade. Nessa linha, e para contribuir com essa análise, esta pesquisa pretende responder ao seguinte questionamento: Como os livros didáticos de matemática têm abordado, ao longo da história, as deduções da altura de objetos, cuja base é inacessível? Tem como objetivo geral discutir, historicamente, as deduções da altura de objetos com bases inacessíveis, presentes nos livros didáticos de Matemática e, nos objetivos específicos, apresentar o histórico do livro didático no Brasil; discorrer sobre a trigonometria no triângulo retângulo; ilustrar a proposta da pesquisa; apresentar as deduções propostas para o ensino da trigonometria; e analisar as explicações, exemplos, atividades de livros didáticos desde 1929. Como alicerce teórico, a pesquisa primou em apresentar a evolução histórica dos livros didáticos e, em seguida, discutir o ensino da trigonometria no Brasil. A pesquisa é de caráter documental, realizou análises em livros didáticos e buscou, insistentemente, alcançar os objetivos propostos por meio das análises feitas nas explicações, deduções, exemplos, exercícios e, inclusive, figuras. As análises evidenciaram que nem sempre o conteúdo variações entre ângulos notáveis eram abordados nos livros didáticos. Há uma defasagem de duas décadas, até o início da década de 50, quando, finalmente, essa parte da trigonometria começou a constar nesses livros. As análises apontam que os autores utilizam três métodos em suas obras: a lei geral, o sistema de equações e as propriedades do triângulo. A pesquisa propõe possíveis deduções para determinar a altura de objetos cuja distância até a base é inacessível, por meio da variação de ângulos notáveis. Tais propostas tornam-se um material importante para os professores de Matemática, que poderão utilizá-las para estimular no aluno a aprendizagem desse conteúdo, bem como aproximá-lo de outras situações e/ou padrões matemáticos com esse conteúdo e, assim, aumentar seu rendimento do aluno, entre outros.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/895
Colecciones
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contacto | Sugerencias

 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

Acceder

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contacto | Sugerencias