Mostrar registro simples

dc.contributor.authorVIEIRA, LEANDRO
dc.date.accessioned2021-09-01T18:17:43Z
dc.date.available2021-09-01T18:17:43Z
dc.date.issued2018-12-15
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/893
dc.description.abstractNessa dissertação, foi elaborada e apresentada uma Sequência Didática sobre Ondas Eletromagnéticas e os fenômenos da luz para alunos da Educação de Jovens e Adultos da Escola Estadual de Ensino Médio Sizenando Pechincha, no município de Serra/ES. O objetivo principal foi investigar como a Sequência Didática elaborada sobre o conteúdo de Frequência de Ondas Eletromagnéticas dentro do espectro visível da luz, contribui para que os alunos da EJA entendam a relação entre comprimento de onda e a energia da cor refletida por um corpo. A Sequência Didática produzida está fundamentada nos preceitos de Aprendizagem Significativa de Ausubel, nos conceitos de educação dialógica de Freire e os 3 Momentos Pedagógicos de Delizoicov e Angotti, teóricos que nortearam a concepção do trabalho. Foi feito um pré-teste por meio de questionário para mensurar o conhecimento prévio dos alunos. Depois, foi aplicada a Sequência Didática com aulas expositivas, vídeo e aula prática, na qual houve a construção de um cano de espectroscopia. Foi, então, aplicado um pós-teste para averiguar se houve Aprendizagem Significativa. Houve um convite e foi realizado um grupo focal a fim de verificar o que os alunos acharam da proposta e se houve aprendizagem. Os dados foram sistematizados e tratados para facilitar o entendimento. Ao final, conclui-se que a Sequência Didática apresentada promoveu uma Aprendizagem Significativa para os alunos testados, de forma que o conhecimento deixou de ser consensual e passou a ser reificadopt_BR
dc.subjectSequência Didática. Educação de Jovens e Adultos. Ondas Eletromagnéticaspt_BR
dc.titleONDAS ELETROMAGNÉTICAS E OS FENÔMENOS DA LUZ: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ENSINO MÉDIOpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples