• English
    • español
    • português (Brasil)
  • English 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
View Item 
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • View Item
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

ONDAS ELETROMAGNÉTICAS E OS FENÔMENOS DA LUZ: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ENSINO MÉDIO

Thumbnail
View/Open
Dissertação de Mestrado (2.045Mb)
Date
2018-12-15
Author
VIEIRA, LEANDRO
Metadata
Show full item record
Abstract
Nessa dissertação, foi elaborada e apresentada uma Sequência Didática sobre Ondas Eletromagnéticas e os fenômenos da luz para alunos da Educação de Jovens e Adultos da Escola Estadual de Ensino Médio Sizenando Pechincha, no município de Serra/ES. O objetivo principal foi investigar como a Sequência Didática elaborada sobre o conteúdo de Frequência de Ondas Eletromagnéticas dentro do espectro visível da luz, contribui para que os alunos da EJA entendam a relação entre comprimento de onda e a energia da cor refletida por um corpo. A Sequência Didática produzida está fundamentada nos preceitos de Aprendizagem Significativa de Ausubel, nos conceitos de educação dialógica de Freire e os 3 Momentos Pedagógicos de Delizoicov e Angotti, teóricos que nortearam a concepção do trabalho. Foi feito um pré-teste por meio de questionário para mensurar o conhecimento prévio dos alunos. Depois, foi aplicada a Sequência Didática com aulas expositivas, vídeo e aula prática, na qual houve a construção de um cano de espectroscopia. Foi, então, aplicado um pós-teste para averiguar se houve Aprendizagem Significativa. Houve um convite e foi realizado um grupo focal a fim de verificar o que os alunos acharam da proposta e se houve aprendizagem. Os dados foram sistematizados e tratados para facilitar o entendimento. Ao final, conclui-se que a Sequência Didática apresentada promoveu uma Aprendizagem Significativa para os alunos testados, de forma que o conhecimento deixou de ser consensual e passou a ser reificado
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/893
Collections
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback

 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

Login

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback