ONDAS ELETROMAGNÉTICAS E OS FENÔMENOS DA LUZ: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ENSINO MÉDIO
Abstract
Nessa dissertação, foi elaborada e apresentada uma Sequência Didática sobre Ondas
Eletromagnéticas e os fenômenos da luz para alunos da Educação de Jovens e
Adultos da Escola Estadual de Ensino Médio Sizenando Pechincha, no município de
Serra/ES. O objetivo principal foi investigar como a Sequência Didática elaborada
sobre o conteúdo de Frequência de Ondas Eletromagnéticas dentro do espectro
visível da luz, contribui para que os alunos da EJA entendam a relação entre
comprimento de onda e a energia da cor refletida por um corpo. A Sequência Didática
produzida está fundamentada nos preceitos de Aprendizagem Significativa de
Ausubel, nos conceitos de educação dialógica de Freire e os 3 Momentos
Pedagógicos de Delizoicov e Angotti, teóricos que nortearam a concepção do
trabalho. Foi feito um pré-teste por meio de questionário para mensurar o
conhecimento prévio dos alunos. Depois, foi aplicada a Sequência Didática com aulas
expositivas, vídeo e aula prática, na qual houve a construção de um cano de
espectroscopia. Foi, então, aplicado um pós-teste para averiguar se houve
Aprendizagem Significativa. Houve um convite e foi realizado um grupo focal a fim de
verificar o que os alunos acharam da proposta e se houve aprendizagem. Os dados
foram sistematizados e tratados para facilitar o entendimento. Ao final, conclui-se que
a Sequência Didática apresentada promoveu uma Aprendizagem Significativa para os
alunos testados, de forma que o conhecimento deixou de ser consensual e passou a
ser reificado