Mostrar el registro sencillo del ítem
ALFABETIZAÇÃO DE UM ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: ESTUDO DE CASO A PARTIR DO USO DE UM SOFTWARE EDUCATIVO
dc.contributor.author | ROCH, JAQUELINI | |
dc.date.accessioned | 2021-09-01T17:54:32Z | |
dc.date.available | 2021-09-01T17:54:32Z | |
dc.date.issued | 2018-12-14 | |
dc.identifier.other | Dissertação de mestrado | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/889 | |
dc.description.abstract | O presente estudo tem-se como objetivo geral, discutir o processo de alfabetização de um aluno com deficiência intelectual a partir do uso do software educacional Coelho Sabido. Para o alcance do objetivo proposto, necessitou-se de delineamentos mais específicos, a fim de verificar as habilidades necessárias ao processo de alfabetização de um aluno com deficiência intelectual a partir da análise da aplicação dos ambientes do Jogo, verificando a relação entre o lúdico e o processo de alfabetização destes sujeitos. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, de caráter qualitativo. Como fontes de evidências foram utilizadas a observação livre e os registros em arquivos em Diário de Bordo. Em relação ao desenvolvimento dessa pesquisa, optou-se por assumir como aporte os pressupostos teóricos de Vygotsky e seus mecanismos de compensação, bem como entender o processo de desenvolvimento e aprendizagem a partir da conceituação das Zonas de desenvolvimento proximal, destacando a importância da mediação. Com a pesquisa, pode-se constatar que foi possível proporcionar maior interação do aluno com os novos conhecimentos, uma vez que as atividades realizadas possibilitaram no desenvolvimento da aprendizagem em diversas situações, como: trabalhar a memória, formar pares de números, letras, formas geométricas, palavras e cores, desenvolver conceitos matemáticos sobre número e quantidade, seguir os comandos áudio visuais; trabalhar a lateralidade; seguir orientação a partir de letras e números, além de desenvolver raciocínio lógico. Para tanto, a mediação do professor em todo o processo de interação do aluno com o jogo foi de fundamental importância. | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização. Deficiência intelectual. Software educacional. Atendimento educacional especializado | pt_BR |
dc.title | ALFABETIZAÇÃO DE UM ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: ESTUDO DE CASO A PARTIR DO USO DE UM SOFTWARE EDUCATIVO | pt_BR |