O TANGRAM COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA
Abstract
O ensino de Matemática no 6º e 7º ano do Ensino Finais ainda precisa de reflexões
e intervenções, essa é uma etapa de transição e precisa ser acompanhada
pedagogicamente de modo efetivo para que os discentes tenham sucesso na
aprendizagem. Desse modo essa pesquisa justifica-se pela necessidade de
investigar as contribuições, possibilidades e desafios do ensino de matemática e o
conteúdo polígonos a partir de práticas pedagógicas com o uso do Tangram. Pois
ensinar matemática ainda enfrenta desafios como o ensino tradicional e a dificuldade
em assimilar o raciocínio lógico-matemático. Assim, no intento de investigar de que
modo o Tangram pode colaborar para a aprendizagem do conteúdo matemático de
geometria polígonos, nas turmas de 6º e 7ºano em uma Escola Municipal de Ensino
Fundamental do município de São Mateus-ES, essa pesquisa teve como o objetivo
geral analisar de que maneira o tangram pode cooperar na compreensão da
geometria, a fim de que os alunos das turmas de 6º e 7º ano da Escola Municipal de
Ensino Fundamental Vereador Laurindo Samaritano se apropriem do conteúdo
matemático de polígonos. Já os objetivos específicos foram traçados a saber:
Desenvolver com os discentes ações de intervenção, com o uso do tangram, a fim
de constatar seu valor na aprendizagem de polígonos. Oportunizar aos docentes,
um espaço de diálogo e conhecimentos frente ao uso do tangram como prática
pedagógica no ensino da geometria. Sugerir aos docentes práticas pedagógicas que
possam ser realizadas no processo de ensino-aprendizagem de polígonos com o
uso do tangram. No campo metodológico, sua proposta foi propiciar aos alunos do 6º
e 7º ano de uma escola pública um ambiente de estudo em que eles possam, com o
uso do tangram, exercer a liberdade para externar seu raciocínio, participando da
construção do próprio conhecimento. Acredita-se que é exatamente o que se espera
das novas tendências da educação matemática na atualidade. As considerações
finais da pesquisa apontam que ensinar geometria e o conteúdo polígonos por meio
do jogo Tangram, torna o processo ensino-aprendizagem dialógico, afetivo e o
discente se torna partícipe com autonomia na construção do conhecimento, podendo
o Tangam dialogar com outras disciplinas.