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O TANGRAM COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA

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Dissertação de Mestrado (1.027Mb)
Data
2018-12-13
Autor
CONCEIÇÃO, ELCIONE
Metadata
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Resumo
O ensino de Matemática no 6º e 7º ano do Ensino Finais ainda precisa de reflexões e intervenções, essa é uma etapa de transição e precisa ser acompanhada pedagogicamente de modo efetivo para que os discentes tenham sucesso na aprendizagem. Desse modo essa pesquisa justifica-se pela necessidade de investigar as contribuições, possibilidades e desafios do ensino de matemática e o conteúdo polígonos a partir de práticas pedagógicas com o uso do Tangram. Pois ensinar matemática ainda enfrenta desafios como o ensino tradicional e a dificuldade em assimilar o raciocínio lógico-matemático. Assim, no intento de investigar de que modo o Tangram pode colaborar para a aprendizagem do conteúdo matemático de geometria polígonos, nas turmas de 6º e 7ºano em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental do município de São Mateus-ES, essa pesquisa teve como o objetivo geral analisar de que maneira o tangram pode cooperar na compreensão da geometria, a fim de que os alunos das turmas de 6º e 7º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vereador Laurindo Samaritano se apropriem do conteúdo matemático de polígonos. Já os objetivos específicos foram traçados a saber: Desenvolver com os discentes ações de intervenção, com o uso do tangram, a fim de constatar seu valor na aprendizagem de polígonos. Oportunizar aos docentes, um espaço de diálogo e conhecimentos frente ao uso do tangram como prática pedagógica no ensino da geometria. Sugerir aos docentes práticas pedagógicas que possam ser realizadas no processo de ensino-aprendizagem de polígonos com o uso do tangram. No campo metodológico, sua proposta foi propiciar aos alunos do 6º e 7º ano de uma escola pública um ambiente de estudo em que eles possam, com o uso do tangram, exercer a liberdade para externar seu raciocínio, participando da construção do próprio conhecimento. Acredita-se que é exatamente o que se espera das novas tendências da educação matemática na atualidade. As considerações finais da pesquisa apontam que ensinar geometria e o conteúdo polígonos por meio do jogo Tangram, torna o processo ensino-aprendizagem dialógico, afetivo e o discente se torna partícipe com autonomia na construção do conhecimento, podendo o Tangam dialogar com outras disciplinas.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/885
Collections
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

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