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DIAGNÓSTICO AMBIENTAL PARTICIPATIVO: UM ESTUDO DE CASO EM COMUNIDADES DO ENTORNO DA LAGOA DO AGUIAR – ARACRUZ/ES

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Dissertação de Mestrado (2.554Mb)
Date
2018-11-07
Author
BIANCHINI, CLAUDIA
Metadata
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Abstract
O Brasil é um país rico em recursos naturais e possui grande potencial de recursos hídricos. O uso intensivo e desordenado desses recursos em busca de desenvolvimento resultou na degradação do meio ambiente. Como consequência tem-se observado efeitos como grande crise hídrica no estado do Espirito Santo e trabalhos de recuperação de áreas degradadas têm sido realizados, o que estimulou a realização dessa pesquisa, baseada na avaliação e envolvimento dos moradores nos processos de recuperação de área degradada do entorno da Lagoa do Aguiar, no distrito de Jacupemba/Aracruz. A região é utilizada para atividades de agricultura e moradias e o estudo reforçará a importância da preservação ambiental das Áreas de Preservação Permanente e uso sustentável dos recursos hídricos, essenciais para garantia da qualidade, disponibilidade da água e qualidade de vida. A metodologia consistiu em pesquisa exploratória para elaboração de diagnóstico participativo, com intuído de identificar e apontar junto da comunidade local, os processos de degradação existentes através de visitas in loco. Foram realizadas entrevistas e aplicadas ferramentas de diagnóstico participativo para identificar ações existentes para contornar os processos de degradação, levando em consideração a percepção e o interesse da comunidade local na solução desses problemas ambientais. Algumas formas de impactos estão presentes nas comunidades, como o desmatamento das Áreas de Preservação Permanente que deram lugar à moradias, agricultura e pecuária, solo erodido, lixo descartado sobre o solo e na lagoa. Queimas de lixo, sistemas de esgoto inadequado e a céu aberto, são exemplos de impactos relacionados à falta de estrutura e saneamento básico além de se tratar de uma questão cultural dos frequentadores locais. A comunidade é capaz de perceber vários impactos existentes e se veem como responsáveis pela mudança de cenário junto à administração pública, porém existe claramente receio de participação, no qual é necessário estimular e habilitá-la no sentido de promover confiança e modificar comportamento
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/880
Collections
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

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