Mostrar el registro sencillo del ítem
MEMES COMO ESTRATÉGIA DE PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA NAS ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS PARA ALUNOS DO 9º. ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
dc.contributor.author | SOARES, BRENDA | |
dc.date.accessioned | 2021-09-01T14:47:26Z | |
dc.date.available | 2021-09-01T14:47:26Z | |
dc.date.issued | 2018-11-24 | |
dc.identifier.other | Dissertação de mestrado | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/878 | |
dc.description.abstract | O objetivo do presente trabalho consiste em abordar a utilização do gênero multimodal “memes” como estratégia de ensino-aprendizagem de língua portuguesa nas orações subordinadas adverbiais para alunos do nono ano do ensino fundamental. Como aporte teórico, fundamenta-se em autores como Carone, Possenti, Taváglia, Cunha, Bechara, Marcuschi e Minayo, entre vários outros, com o fim de embasar todas as considerações e práticas na pesquisa-ação desenvolvida em uma série de 18 aulas, antecedidas por um questionário prévio e sucedidas por um questionário avaliativo. A análise dos resultados traz uma série de dados e considerações acerca do trabalho desenvolvido, além de memes utilizados nas aulas e outros produzidos pelos alunos. Também são apresentados depoimentos dos alunos acerca do que sentiram e aprenderam durante as atividades com memes. Nas considerações finais apresentam-se conclusões pessoais sobre o trabalho desenvolvido na pesquisa-ação e sugestões a outros pesquisadores acerca do assunto abordado. | pt_BR |
dc.subject | Memes. Gramática. Gêneros. | pt_BR |
dc.title | MEMES COMO ESTRATÉGIA DE PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA NAS ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS PARA ALUNOS DO 9º. ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |