MEMES COMO ESTRATÉGIA DE PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA NAS ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS PARA ALUNOS DO 9º. ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Abstract
O objetivo do presente trabalho consiste em abordar a utilização do gênero multimodal
“memes” como estratégia de ensino-aprendizagem de língua portuguesa nas orações
subordinadas adverbiais para alunos do nono ano do ensino fundamental. Como
aporte teórico, fundamenta-se em autores como Carone, Possenti, Taváglia, Cunha,
Bechara, Marcuschi e Minayo, entre vários outros, com o fim de embasar todas as
considerações e práticas na pesquisa-ação desenvolvida em uma série de 18 aulas,
antecedidas por um questionário prévio e sucedidas por um questionário avaliativo. A
análise dos resultados traz uma série de dados e considerações acerca do trabalho
desenvolvido, além de memes utilizados nas aulas e outros produzidos pelos alunos.
Também são apresentados depoimentos dos alunos acerca do que sentiram e
aprenderam durante as atividades com memes. Nas considerações finais
apresentam-se conclusões pessoais sobre o trabalho desenvolvido na pesquisa-ação
e sugestões a outros pesquisadores acerca do assunto abordado.