A APROPRIAÇÃO DO HÁBITO AUTÔNOMO DA LEITURA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE VILA VELHA- ES
Abstract
A importância de aproximar a criança da leitura literária infantil possibilita o
desenvolvimento de diferentes habilidades, dentre elas, despertar a imaginação e a
linguagem. A leitura literária infantil na Educação infantil favorece a aquisição de
experiências como também de conhecimento. Nesta realidade, muitos são os desafios
do trabalho docente, pois, entende-se que ler é muito mais de que decodificar textos,
mas é um processo mais complexo a ser desenvolvido. Assim, a construção do
conhecimento do outro, que é a criança, coloca-se como importante compromisso do
docente. Porém, uma maior preocupação é como ensinar a ler e como utilizar de
estratégias efetivas que resultam processos concretos na formação do leitor
autônomo desde a Educação Infantil. Ler é uma questão de estratégia, de se conectar
com os personagens da história, fazer perguntas sobre as coisas novas que aprendeu
e fazer inferências. Características estas de leitor proficiente. Por isso, é importante
que desde a Educação infantil as crianças se familiarizem com os livros para se
tornarem leitores autônomos, tendo o docente como mediador neste processo. Para
tanto, esta pesquisa tem o objetivo de investigar acerca da importância da literatura
infantil como instrumento de apropriação do hábito autônomo e do prazer da leitura,
já a partir da Educação Infantil. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória,
tendo como o instrumento de coleta de dados, além da pesquisa bibliográfica, um
estudo de caso combinado com a pesquisa-ação – utilizando algumas etapas de
oficinas com estratégias de leitura aplicada numa escola municipal de Vila Velha –
ES, na sala de crianças de 5 anos da Educação Infantil. Os resultados indicam que a
metodologia com as estratégias de leitura, a partir das oficinas, utilizadas nesta
pesquisa demonstrou ser eficaz, no que tange inserir a criança em um contesto onde
ela é o protagonista da leitura, evidenciando-a como leitor ativo. Logo, a intervenção
e a proposta metodológica realizada foi fundamental para influenciar e contribuir no
comportamento da criança diante do hábito autônomo de le