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A APROPRIAÇÃO DO HÁBITO AUTÔNOMO DA LEITURA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE VILA VELHA- ES

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Dissertação de Mestrado (891.8Kb)
Data
2018-12-15
Autor
MARTINS, ANDRÉA
Metadata
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Resumo
A importância de aproximar a criança da leitura literária infantil possibilita o desenvolvimento de diferentes habilidades, dentre elas, despertar a imaginação e a linguagem. A leitura literária infantil na Educação infantil favorece a aquisição de experiências como também de conhecimento. Nesta realidade, muitos são os desafios do trabalho docente, pois, entende-se que ler é muito mais de que decodificar textos, mas é um processo mais complexo a ser desenvolvido. Assim, a construção do conhecimento do outro, que é a criança, coloca-se como importante compromisso do docente. Porém, uma maior preocupação é como ensinar a ler e como utilizar de estratégias efetivas que resultam processos concretos na formação do leitor autônomo desde a Educação Infantil. Ler é uma questão de estratégia, de se conectar com os personagens da história, fazer perguntas sobre as coisas novas que aprendeu e fazer inferências. Características estas de leitor proficiente. Por isso, é importante que desde a Educação infantil as crianças se familiarizem com os livros para se tornarem leitores autônomos, tendo o docente como mediador neste processo. Para tanto, esta pesquisa tem o objetivo de investigar acerca da importância da literatura infantil como instrumento de apropriação do hábito autônomo e do prazer da leitura, já a partir da Educação Infantil. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória, tendo como o instrumento de coleta de dados, além da pesquisa bibliográfica, um estudo de caso combinado com a pesquisa-ação – utilizando algumas etapas de oficinas com estratégias de leitura aplicada numa escola municipal de Vila Velha – ES, na sala de crianças de 5 anos da Educação Infantil. Os resultados indicam que a metodologia com as estratégias de leitura, a partir das oficinas, utilizadas nesta pesquisa demonstrou ser eficaz, no que tange inserir a criança em um contesto onde ela é o protagonista da leitura, evidenciando-a como leitor ativo. Logo, a intervenção e a proposta metodológica realizada foi fundamental para influenciar e contribuir no comportamento da criança diante do hábito autônomo de le
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/877
Collections
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

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