Mostrar el registro sencillo del ítem
PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO EM UMA TURMA DO PRIMEIRO ANO DO I CICLO DE APRENDIZAGEM DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE SÃO MATEUS-ES
dc.contributor.author | MARCELINO, ALESSANDRA | |
dc.date.accessioned | 2021-09-01T14:05:59Z | |
dc.date.available | 2021-09-01T14:05:59Z | |
dc.date.issued | 2019-02-23 | |
dc.identifier.other | Dissertação de mestrado | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/876 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo analisar as práticas de alfabetização desenvolvidas em uma sala de aula do 1º. ano do Ensino Fundamental em uma escola do município de São Mateus-ES, observando os impactos causados pelos atuais programas adotados: o PAES (Programa de Alfabetização do Espírito Santo) e PMALFA (Programa Mais Alfabetização). Esta pesquisa se fundamenta em autores como Gontijo, Geraldi, Cagliari, Bakthin, Gumpertz, Vygotsky, Soares, entre tantos outros que norteiam, embasam e contribuem para a explanação do assunto pesquisado. A metodologia é de caráter qualitativo e o método utilizado foi um estudo de caso. A pesquisa foi realizada em uma turma de 1º. ano de Ensino Fundamental de uma escola municipal de São Mateus, por meio de observações em lócus; entrevistas com sujeitos participantes deste trabalho; e análise das fichas descritivas de avaliação da turma, a fim de diagnosticar a aprendizagem das habilidades que lhe são ofertadas ao longo do período estudado. Notam-se que as práticas povoam, de certa forma, a alfabetização como codificação e decodificação, deixando, assim, de considerar esse processo como prática sociocultural e contribuindo para a construção do sujeito engessado nos moldes da escrita e da leitura, pois as atividades desenvolvidas por estes permeiam essa prática. Conclui se que os programas alfabetizadores influenciam indiretamente nas práticas realizadas em sala de aula, pois se percebe que a professora é responsiva e está sendo afetada. Percebe-se, ainda, que as práticas mecânicas arraigadas é herança herdada há séculos e permeiam, ainda, o âmbito alfabetizador e, embora haja interesse do professor em utilizar novas práticas, as imposições trazidas pelo atual sistema impedem essa conduta. | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização, linguagem, práticas, PNAIC, Instituto Ayrton Sena. | pt_BR |
dc.title | PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO EM UMA TURMA DO PRIMEIRO ANO DO I CICLO DE APRENDIZAGEM DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE SÃO MATEUS-ES | pt_BR |