Show simple item record

dc.contributor.authorDAMASCENO, SALVADOR
dc.date.accessioned2021-08-31T20:03:19Z
dc.date.available2021-08-31T20:03:19Z
dc.date.issued2017-10-20
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/869
dc.description.abstractAs tecnologias do âmbito da informação juntamente com a habilidade em adaptá las para resolver as necessidades de cada situação são fatores importantes para gerar e possibilitar acesso à riqueza, poder e conhecimento. Neste pensar, a educação precisa adequar-se para o uso regular das ferramentas computacionais no sentido de absorver elementos potencializadores no ensinar. O estudo busca diagnosticar e compreender a visão dos professores quanto ao uso do blog nas escolas, conhecer por meio da literatura as vantagens que esta ferramenta traz para auxiliar nas aulas, investigar as práticas educacionais que usam o blog, selecionar e hierarquizar opiniões de professores com o emprego do método multicritério Analitic Hierarchy Process(AHP) e apontar as opiniões de professores sobre as vantagens do uso do blog com fins educacionais. A pesquisa foi submetida a uma abordagem qualiquantitativa, de natureza aplicada, de cunho exploratória e com procedimentos de pesquisa survey. O referencial teórico é formado por Freire, Vygotsky e outros, no campo da educação e aprendizagem, por Moran e outros no âmbito do uso das novas tecnologias na escola e por Saaty e outros no que se refere ao uso de métodos multicritério para tomada de decisões. Os resultados apontam que no pensar do professor, igualmente ao que revela a literatura, o uso de blog com fins educacionais traz ganhos no ato de ensinar.pt_BR
dc.subjectMétodos multicritério; Práticas educacionais contemporâneas; Facilitação do aprendizado; Ferramentas digitais.pt_BR
dc.titleMÉTODO MULTICRITÉRIO PARA AUXÍLIO ÀS PRÁTICAS EDUCACIONAIS CONTEMPORÂNEAS: O BLOG NA VISÃO DOCENTEpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record