MÉTODO MULTICRITÉRIO PARA AUXÍLIO ÀS PRÁTICAS EDUCACIONAIS CONTEMPORÂNEAS: O BLOG NA VISÃO DOCENTE
Abstract
As tecnologias do âmbito da informação juntamente com a habilidade em adaptá las para resolver as necessidades de cada situação são fatores importantes para
gerar e possibilitar acesso à riqueza, poder e conhecimento. Neste pensar, a
educação precisa adequar-se para o uso regular das ferramentas computacionais
no sentido de absorver elementos potencializadores no ensinar. O estudo busca
diagnosticar e compreender a visão dos professores quanto ao uso do blog nas
escolas, conhecer por meio da literatura as vantagens que esta ferramenta traz
para auxiliar nas aulas, investigar as práticas educacionais que usam o blog,
selecionar e hierarquizar opiniões de professores com o emprego do método
multicritério Analitic Hierarchy Process(AHP) e apontar as opiniões de professores
sobre as vantagens do uso do blog com fins educacionais. A pesquisa foi
submetida a uma abordagem qualiquantitativa, de natureza aplicada, de cunho
exploratória e com procedimentos de pesquisa survey. O referencial teórico é
formado por Freire, Vygotsky e outros, no campo da educação e aprendizagem,
por Moran e outros no âmbito do uso das novas tecnologias na escola e por Saaty
e outros no que se refere ao uso de métodos multicritério para tomada de
decisões. Os resultados apontam que no pensar do professor, igualmente ao que
revela a literatura, o uso de blog com fins educacionais traz ganhos no ato de
ensinar.