• English
    • español
    • português (Brasil)
  • English 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
View Item 
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional
  • View Item
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

MÉTODO MULTICRITÉRIO PARA AUXÍLIO ÀS PRÁTICAS EDUCACIONAIS CONTEMPORÂNEAS: O BLOG NA VISÃO DOCENTE

Thumbnail
View/Open
Dissertação de Mestrado (4.650Mb)
Date
2017-10-20
Author
DAMASCENO, SALVADOR
Metadata
Show full item record
Abstract
As tecnologias do âmbito da informação juntamente com a habilidade em adaptá las para resolver as necessidades de cada situação são fatores importantes para gerar e possibilitar acesso à riqueza, poder e conhecimento. Neste pensar, a educação precisa adequar-se para o uso regular das ferramentas computacionais no sentido de absorver elementos potencializadores no ensinar. O estudo busca diagnosticar e compreender a visão dos professores quanto ao uso do blog nas escolas, conhecer por meio da literatura as vantagens que esta ferramenta traz para auxiliar nas aulas, investigar as práticas educacionais que usam o blog, selecionar e hierarquizar opiniões de professores com o emprego do método multicritério Analitic Hierarchy Process(AHP) e apontar as opiniões de professores sobre as vantagens do uso do blog com fins educacionais. A pesquisa foi submetida a uma abordagem qualiquantitativa, de natureza aplicada, de cunho exploratória e com procedimentos de pesquisa survey. O referencial teórico é formado por Freire, Vygotsky e outros, no campo da educação e aprendizagem, por Moran e outros no âmbito do uso das novas tecnologias na escola e por Saaty e outros no que se refere ao uso de métodos multicritério para tomada de decisões. Os resultados apontam que no pensar do professor, igualmente ao que revela a literatura, o uso de blog com fins educacionais traz ganhos no ato de ensinar.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/869
Collections
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional [230]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback

 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

Login

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback