PERCEPÇÕES DO ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA COMUNIDADE ESCOLAR DO ASSENTAMENTO NOVA VITÓRIA, PINHEIROS ES
Resumen
A percepção geográfica refere-se na capacidade do indivíduo através dos órgãos do
sentido, audição, visão e tato, absorver todas as informações emitidas pelos
elementos que compõe o espaço geográfico, para então construir uma representação
singular do meio ao seu redor. Baseado nesta premissa, este trabalho voltou-se para
o município de Pinheiros ES, especificamente para a comunidade rural do
Assentamento “Nova Vitória”, onde foi proposta a realização desta pesquisa cientifica
com os sujeitos pertencentes à Escola Estadual de Ensino Fundamental “Margem do
Itauninhas”, mais especificamente a professora e os alunos da sala multisseriada do
3º, 4º e 5º ano do ensino fundamental. O problema deste trabalho partiu do interesse
em identificar quais as percepções de Educação Ambiental são assimiladas em sala
de aula, pelos alunos da EEEF Margem dos Itauninhas? Desta forma esta pesquisa
objetivou explorar as percepções dos estudantes da sala multisseriada do 3º, 4º e 5º
ano da EEEF Margem de Itauninhas, em relação à questão ambiental, a partir das
aulas de Educação Ambiental. Esta pesquisa foi de cunho qualitativo. Os materiais
utilizados foram: aplicação de entrevista realizada com a professora regente,
observação das aulas ministradas pela professora e a aplicação de questionário aos
alunos. No final da pesquisa foi identificado que dentre os alunos existem duas formas
distintas de percepção do meio ambiente, sendo uma delas Naturalista e a outra
Interacionista. O embasamento teórico utilizado pela professora em sua prática
docente se dá através do livro didático apropriado para a educação no campo. E sua
prática em sala de aula condiz com o relato descrito em entrevista, demonstrando uma
percepção interacionista do meio ambiente. As analises destes resultados foram
organizadas e sistematizadas neste documento de cunho acadêmico e cientifico.