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PERCEPÇÕES DO ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA COMUNIDADE ESCOLAR DO ASSENTAMENTO NOVA VITÓRIA, PINHEIROS ES

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Dissertação de Mestrado (3.645Mb)
Date
2017-10-24
Author
PINHEIRO, ROMULO
Metadata
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Abstract
A percepção geográfica refere-se na capacidade do indivíduo através dos órgãos do sentido, audição, visão e tato, absorver todas as informações emitidas pelos elementos que compõe o espaço geográfico, para então construir uma representação singular do meio ao seu redor. Baseado nesta premissa, este trabalho voltou-se para o município de Pinheiros ES, especificamente para a comunidade rural do Assentamento “Nova Vitória”, onde foi proposta a realização desta pesquisa cientifica com os sujeitos pertencentes à Escola Estadual de Ensino Fundamental “Margem do Itauninhas”, mais especificamente a professora e os alunos da sala multisseriada do 3º, 4º e 5º ano do ensino fundamental. O problema deste trabalho partiu do interesse em identificar quais as percepções de Educação Ambiental são assimiladas em sala de aula, pelos alunos da EEEF Margem dos Itauninhas? Desta forma esta pesquisa objetivou explorar as percepções dos estudantes da sala multisseriada do 3º, 4º e 5º ano da EEEF Margem de Itauninhas, em relação à questão ambiental, a partir das aulas de Educação Ambiental. Esta pesquisa foi de cunho qualitativo. Os materiais utilizados foram: aplicação de entrevista realizada com a professora regente, observação das aulas ministradas pela professora e a aplicação de questionário aos alunos. No final da pesquisa foi identificado que dentre os alunos existem duas formas distintas de percepção do meio ambiente, sendo uma delas Naturalista e a outra Interacionista. O embasamento teórico utilizado pela professora em sua prática docente se dá através do livro didático apropriado para a educação no campo. E sua prática em sala de aula condiz com o relato descrito em entrevista, demonstrando uma percepção interacionista do meio ambiente. As analises destes resultados foram organizadas e sistematizadas neste documento de cunho acadêmico e cientifico.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/868
Collections
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional [230]

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