• English
    • español
    • português (Brasil)
  • English 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
View Item 
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional
  • View Item
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

ANÁLISE DA CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO SUPERIOR PARA A FORMAÇÃO EM CONTABILIDADE AMBIENTAL: UM ESTUDO DE CASO EM TEIXEIRA DE FREITAS/BA

Thumbnail
View/Open
Dissertação de Mestrado (1.558Mb)
Date
2017-09-20
Author
TIGRE, NEUMA
Metadata
Show full item record
Abstract
O objetivo do presente estudo foi conhecer a oferta de ensino da Contabilidade Ambiental nos cursos de bacharelado em Ciências Contábeis na Faculdade do Sul da Bahia-FASB e Universidade do Norte do Paraná-UNOPAR, em Teixeira de Freitas. Foram verificadas as matrizes curriculares e a ementa da disciplina de contabilidade ambiental do curso de Ciências Contábeis e descrita a visão dos professores e tutores sobre a oferta da disciplina Contabilidade Ambiental e sua aplicabilidade na prática contábil. No primeiro momento foi coletado dados sobre a estrutura curricular dos cursos, no segundo momento foi elaborado e aplicado um questionário direcionado aos professores do colegiado dos cursos de ciências contábeis das IES pesquisadas. O instrumento foi dividido em duas partes apresentando o perfil do respondente e sua opinião concernente ao tema contabilidade ambiental. Participaram da pesquisa 15 docentes sendo 13 da entidade que oferece o curso presencial e 02 tutores do curso EAD. Os resultados obtidos foram submetidos à análise através da técnica estatística descritiva com a utilização de tabelas, gráficos e médias aritméticas simples. Concluiu-se que a educação ambiental está longe de ser entendida amplamente em seu contexto, que é preciso desenvolver práticas no processo formativo dos docentes com relação ao tema, não há investimento da IES na qualificação de seus professores e que a inclusão da disciplina Contabilidade Ambiental torna-se de extrema relevância para a formação do profissional que o mercado exige.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/865
Collections
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional [230]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback

 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

Login

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback