dc.description.abstract | O objetivo do presente estudo foi conhecer a oferta de ensino da Contabilidade
Ambiental nos cursos de bacharelado em Ciências Contábeis na Faculdade do Sul
da Bahia-FASB e Universidade do Norte do Paraná-UNOPAR, em Teixeira de
Freitas. Foram verificadas as matrizes curriculares e a ementa da disciplina de
contabilidade ambiental do curso de Ciências Contábeis e descrita a visão dos
professores e tutores sobre a oferta da disciplina Contabilidade Ambiental e sua
aplicabilidade na prática contábil. No primeiro momento foi coletado dados sobre a
estrutura curricular dos cursos, no segundo momento foi elaborado e aplicado um
questionário direcionado aos professores do colegiado dos cursos de ciências
contábeis das IES pesquisadas. O instrumento foi dividido em duas partes
apresentando o perfil do respondente e sua opinião concernente ao tema
contabilidade ambiental. Participaram da pesquisa 15 docentes sendo 13 da
entidade que oferece o curso presencial e 02 tutores do curso EAD. Os resultados
obtidos foram submetidos à análise através da técnica estatística descritiva com a
utilização de tabelas, gráficos e médias aritméticas simples. Concluiu-se que a
educação ambiental está longe de ser entendida amplamente em seu contexto, que
é preciso desenvolver práticas no processo formativo dos docentes com relação ao
tema, não há investimento da IES na qualificação de seus professores e que a
inclusão da disciplina Contabilidade Ambiental torna-se de extrema relevância para a
formação do profissional que o mercado exige. | pt_BR |