• English
    • español
    • português (Brasil)
  • English 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
View Item 
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional
  • View Item
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

MUSICOTERAPIA COMO ESTÍMULO À APRENDIZAGEM DE UMA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN: UM ESTUDO DE CASO

Thumbnail
View/Open
Dissertação de Mestrado (805.4Kb)
Date
2017-10-27
Author
CAMPAGNARO, MARIANA
Metadata
Show full item record
Abstract
O trabalho ora apresentado demonstra a importância da estimulação essencial como forma de agregar qualidade de vida as crianças com Síndrome de Down especialmente por intermédio da musicoterapia. Em um primeiro momento, após levantamento bibliográfico, baseado principalmente em Feldmam, Lopez e Guerra, são apresentadas as fases de desenvolvimento cognitivo por faixas etárias, demonstrando a importância da primeira infância no desenvolvimento do indivíduo. Em seguida, são apresentadas as anomalias genéticas que interferem neste desenvolvimento, dando enfoque a Síndrome de Down, foco deste trabalho. Mais adiante, foram apresentadas as formas de abordagem, processo e técnicas terapêuticas eficazes como estimulação essencial, dentre elas a musicoterapia. Partindo a parte prática deste trabalho que objetivou analisar a contribuição da musicoterapia como forma de estímulo a crianças com Síndrome de Down, esta pesquisadora optou para primeira fase do trabalho por um levantamento bibliográfico, passando, posteriormente, ao estudo de caso de forma explanatória, isto é, buscando novas informações e conclusões sobre o tema. O estudo de caso consistiu na aplicação de técnicas musicoterapêuticas em uma criança de quatro anos de idade que, em decorrência da Síndrome, apresentava déficit cognitivo, o que nesse comprometeria sua atenção e, consequentemente, sua aprendizagem e as formas de se expressar. Apesar de terem sido realizadas poucas sessões e de não ter sido finalizado como planejado, foi possível constatar que por meio da utilização da música e suas estruturas rítmicas a criança alcançou uma evolução considerável, principalmente no que tange a memória.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/861
Collections
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional [230]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback

 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

Login

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback