MUSICOTERAPIA COMO ESTÍMULO À APRENDIZAGEM DE UMA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN: UM ESTUDO DE CASO
Abstract
O trabalho ora apresentado demonstra a importância da estimulação essencial como
forma de agregar qualidade de vida as crianças com Síndrome de Down
especialmente por intermédio da musicoterapia. Em um primeiro momento, após
levantamento bibliográfico, baseado principalmente em Feldmam, Lopez e Guerra,
são apresentadas as fases de desenvolvimento cognitivo por faixas etárias,
demonstrando a importância da primeira infância no desenvolvimento do indivíduo.
Em seguida, são apresentadas as anomalias genéticas que interferem neste
desenvolvimento, dando enfoque a Síndrome de Down, foco deste trabalho. Mais
adiante, foram apresentadas as formas de abordagem, processo e técnicas
terapêuticas eficazes como estimulação essencial, dentre elas a musicoterapia.
Partindo a parte prática deste trabalho que objetivou analisar a contribuição da
musicoterapia como forma de estímulo a crianças com Síndrome de Down, esta
pesquisadora optou para primeira fase do trabalho por um levantamento
bibliográfico, passando, posteriormente, ao estudo de caso de forma explanatória,
isto é, buscando novas informações e conclusões sobre o tema. O estudo de caso
consistiu na aplicação de técnicas musicoterapêuticas em uma criança de quatro
anos de idade que, em decorrência da Síndrome, apresentava déficit cognitivo, o
que nesse comprometeria sua atenção e, consequentemente, sua aprendizagem e
as formas de se expressar. Apesar de terem sido realizadas poucas sessões e de
não ter sido finalizado como planejado, foi possível constatar que por meio da
utilização da música e suas estruturas rítmicas a criança alcançou uma evolução
considerável, principalmente no que tange a memória.