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dc.contributor.authorCAMPAGNARO, MARIANA
dc.date.accessioned2021-08-31T19:39:14Z
dc.date.available2021-08-31T19:39:14Z
dc.date.issued2017-10-27
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/861
dc.description.abstractO trabalho ora apresentado demonstra a importância da estimulação essencial como forma de agregar qualidade de vida as crianças com Síndrome de Down especialmente por intermédio da musicoterapia. Em um primeiro momento, após levantamento bibliográfico, baseado principalmente em Feldmam, Lopez e Guerra, são apresentadas as fases de desenvolvimento cognitivo por faixas etárias, demonstrando a importância da primeira infância no desenvolvimento do indivíduo. Em seguida, são apresentadas as anomalias genéticas que interferem neste desenvolvimento, dando enfoque a Síndrome de Down, foco deste trabalho. Mais adiante, foram apresentadas as formas de abordagem, processo e técnicas terapêuticas eficazes como estimulação essencial, dentre elas a musicoterapia. Partindo a parte prática deste trabalho que objetivou analisar a contribuição da musicoterapia como forma de estímulo a crianças com Síndrome de Down, esta pesquisadora optou para primeira fase do trabalho por um levantamento bibliográfico, passando, posteriormente, ao estudo de caso de forma explanatória, isto é, buscando novas informações e conclusões sobre o tema. O estudo de caso consistiu na aplicação de técnicas musicoterapêuticas em uma criança de quatro anos de idade que, em decorrência da Síndrome, apresentava déficit cognitivo, o que nesse comprometeria sua atenção e, consequentemente, sua aprendizagem e as formas de se expressar. Apesar de terem sido realizadas poucas sessões e de não ter sido finalizado como planejado, foi possível constatar que por meio da utilização da música e suas estruturas rítmicas a criança alcançou uma evolução considerável, principalmente no que tange a memória.pt_BR
dc.subjectSíndrome de Down. Estimulação Essencial. Musicoterapia.pt_BR
dc.titleMUSICOTERAPIA COMO ESTÍMULO À APRENDIZAGEM DE UMA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN: UM ESTUDO DE CASOpt_BR


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