• English
    • español
    • português (Brasil)
  • English 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
View Item 
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional
  • View Item
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

CARACTERIZAÇÃO DO PERFIL DE PROFESSORES E ALUNOS DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA

Thumbnail
View/Open
Dissertação de Mestrado (1.417Mb)
Date
2017-09-28
Author
OLIVEIRA, HERCÍLIO
Metadata
Show full item record
Abstract
Este estudo discute a situação atual da Educação de Jovens e Adultos em escola estadual localizada no município da Serra/ES, onde se procedeu a pesquisa com o objetivo de identificar e discutir, sob a visão dos alunos e professores os elementos que dificultam o processo ensino-aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos, tendo como lócus escolhido a Escola Estadual de Ensino Fundamental “Campinho”, nos quais os entrevistados foram12 professores e 152 alunos de 08 turmas do ensino noturno da Educação de Jovens e Adultos, a partir de um questionário semi estruturado. Essa dissertação tem cunho exploratório. Empregou-se, nesse estudo, a pesquisa bibliográfica, com uma abordagem qualitativa. Realizou-se a revisão de literatura apresentando um estudo sobre a educação no Brasil e contextualizando a Educação de Jovens e Adultos. Posteriormente, realizou-se a apresentação e análise dos dados, com a elegibilidade de categorias: Reprovação e evasão: retomando os estudos na EJA; Apontamentos das dificuldades para ensinar e aprender nessa modalidade de ensino; Elementos desmotivadores para o aluno no processo ensino-aprendizagem na EJA. Concluiu-se, nesse estudo, que na modalidade de EJA existem dificuldades no processo ensino-aprendizagem frente aos conteúdos ministrados em sala de aula e que melhorar o ensino requer esforços de todos os envolvidos no processo, inclusive de políticas públicas efetivas na área educacional.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/855
Collections
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional [230]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback

 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

Login

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback