Show simple item record

dc.contributor.authorOLIVEIRA, HERCÍLIO
dc.date.accessioned2021-08-31T19:19:27Z
dc.date.available2021-08-31T19:19:27Z
dc.date.issued2017-09-28
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/855
dc.description.abstractEste estudo discute a situação atual da Educação de Jovens e Adultos em escola estadual localizada no município da Serra/ES, onde se procedeu a pesquisa com o objetivo de identificar e discutir, sob a visão dos alunos e professores os elementos que dificultam o processo ensino-aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos, tendo como lócus escolhido a Escola Estadual de Ensino Fundamental “Campinho”, nos quais os entrevistados foram12 professores e 152 alunos de 08 turmas do ensino noturno da Educação de Jovens e Adultos, a partir de um questionário semi estruturado. Essa dissertação tem cunho exploratório. Empregou-se, nesse estudo, a pesquisa bibliográfica, com uma abordagem qualitativa. Realizou-se a revisão de literatura apresentando um estudo sobre a educação no Brasil e contextualizando a Educação de Jovens e Adultos. Posteriormente, realizou-se a apresentação e análise dos dados, com a elegibilidade de categorias: Reprovação e evasão: retomando os estudos na EJA; Apontamentos das dificuldades para ensinar e aprender nessa modalidade de ensino; Elementos desmotivadores para o aluno no processo ensino-aprendizagem na EJA. Concluiu-se, nesse estudo, que na modalidade de EJA existem dificuldades no processo ensino-aprendizagem frente aos conteúdos ministrados em sala de aula e que melhorar o ensino requer esforços de todos os envolvidos no processo, inclusive de políticas públicas efetivas na área educacional.pt_BR
dc.subjectEnsino. Aprendizagem.Dificuldades. Aluno. Professor.pt_BR
dc.titleCARACTERIZAÇÃO DO PERFIL DE PROFESSORES E ALUNOS DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJApt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record